terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cuidados com as orquídeas

Olá meninas, a Nia pediu-me algumas dicas sobre como trato das minhas orquídeas, achei que talvez interessasse a mais alguém e por isso resolvi fazer um post, onde vou tentar explicar como cuido das minhas orquídeas, o que vou dizer, foi o que aprendi ao longo do tempo (já tenho orquídeas à pelo menos 3 anos).


  1. O local onde as nossas orquídeas vão viver é dos pontos mais importantes. Como é conhecimento geral tem de ser um sitio com bastante luz, mas nunca directa, pode ser perto de uma janela com cortina. Mas, deve ser também um sitio sem correntes de ar. Por exemplo, eu tinha as minhas na marquise, onde tinham muita luz e calor, mas tinham muitas correntes de ar porque a porta estava sempre aberta. Tive de tirá-las de lá.
  2. As orquídeas florescem mais ou menos seis em seis meses (tenho uma que à um ano que não dá nem uma flor), não tem que ver com a primavera (daí que algumas das minhas tenham agora flor). Temos de ter paciência e esperar pelo tempo que elas quiserem.
  3. Quando as flores caem eu só corto o talo (pau que tinha as flores - talvez caule??) se este secar. Caso contrário não corto, porque muitas vezes as flores rebentam por ele outra vez. Mas se ele secar, então temos de o cortar até onde está seco (ás vezes até o fim).
  4. Só dou água quando a terra deixa de fazer evaporação, ou seja, quando deixo de ver algum vapor nos vasos.
  5. Seis em seis meses dou adubo (umas bolinhas que se compram em lojas de plantas e que são próprias para as orquídeas)
  6. Já ouviram dizer que as orquídeas gostam de estar apertadas e por isso vêem em vasos super pequenos? A verdade é que elas também gostam de comer. E aqueles vasos não tem quase alimento nenhum, por isso, assim que as flores caem todas (o que acontece bem rapidamente) eu troco de vaso para uns com cerca de 15mm de diâmetro. Compram-se também nas lojas de plantas, mas são difíceis de encontrar por serem transparentes. Faço o processo normal de muda de uma planta, mas o substrato (terra) é própria para as orquídeas (são flores esquisitas). Coloco um pouco de substrato novo, tiro a planta do vaso velho, coloco no novo, coloco mais substrato, água e adubo.
  7. Em geral só compro orquídeas que tenham mais de um pé, ou então muitas flores em botão, normalmente as que estão em promoção nos supermercados, estão perto de perder as flores, por isso não tem grande interesse.
Bom, acho que é tudo, não me estou a recordar de mais nada, mas se tiverem alguma pergunta é só dizerem. São plantas lindíssimas. Mesmo quando não têm flor. Alias, vou confessar, olho mais para elas quando não têm flor. Ando sempre à procura de uma nova folha ou um novo talo/caule. É muito divertido quando cresce um novo e depois vemos quantas flores vai ter.

Beijocas e boa semana

3 comentários:

  1. obrigada pelas dicas.adoro orquideias..mas infelizmente ainda nao tenho nenhuma.

    mas agora sou mais preparada para compra de uma =)

    bjn

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas!! Excelente post :D

    Eu sei que em relação ao local, a minha orquidea está bem 'estacionada' hehehe Tem muita luz, nada de correntes de ar e nada de sol directo :) Também sei que a rega tem de ser pouca, apenas uma vez por semana e pouquinho.
    A minha deu-se bem desde Julho até Setembro, abriram muitas florzinhas novas :D Só na primeira semana do Outono (nao sei se coincidencia ou se mesmo por culpa da mudança de estação) é que começaram a cair as flores.. e hoje já não tenha nenhuma das 15 =(

    A minha maior duvida é se deveria podar agora ou não... pelo que dizes, cortas apenas as pontinhas se estiverem secas, vou seguir as instrucções! ;) hehhehe
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  3. Bem spre fiquei mais esclarecida! pelo que dizes o caule da minha secou mesmo! Amanhã vou cortá-lo e esperar que ainda dê alguma coisa daqui a uns tempos.
    Ainda a tenho no vaso onde ma ofereceram..desses pequeninos que falas..mas tb é só um pé..talvez não faça mal...é que se ponho num vaso maior, já não vou poder tê-la no sitio onde está (em cima da bancada da cozinha) e não tenho mais nenhum sitio onde receba luz solar, pq durante o dia qd vou trabalhar deixo a casa com todas as persianas fechadas, excepto as da cozinha:( Vou ver se ela se aguenta assim.
    beijinhos e obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar