segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Finalmente chegou o tempo para bordar

É o que eu acho, finalmente apetece-me bordar e este fim de semana já se notaram alguns frutos dessa vontade.
Bordei uma fraldinha para uma prima, que falta terminar com um croché, mas essa parte já não me cabe a mim. Nunca tinha bordado um motivo da disney mas acho que ficou super fofinho.




A foto é muito má porque foi tirada com o telemóvel, também terminei mais uma parte do desafio cor de rosa mas coloco a foto mais tarde.
Tenho também de vos mostrar uma novidade, no fim de semana passado fui a um workshop de cartonagem, fiz uma agenda super fofa, hoje tive a fazer uma cá em casa, mas ainda não terminei, quando terminar coloco fotografia.

E vocês estão a aproveitar este belo tempo para bordar??

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cuidados com as orquídeas

Olá meninas, a Nia pediu-me algumas dicas sobre como trato das minhas orquídeas, achei que talvez interessasse a mais alguém e por isso resolvi fazer um post, onde vou tentar explicar como cuido das minhas orquídeas, o que vou dizer, foi o que aprendi ao longo do tempo (já tenho orquídeas à pelo menos 3 anos).


  1. O local onde as nossas orquídeas vão viver é dos pontos mais importantes. Como é conhecimento geral tem de ser um sitio com bastante luz, mas nunca directa, pode ser perto de uma janela com cortina. Mas, deve ser também um sitio sem correntes de ar. Por exemplo, eu tinha as minhas na marquise, onde tinham muita luz e calor, mas tinham muitas correntes de ar porque a porta estava sempre aberta. Tive de tirá-las de lá.
  2. As orquídeas florescem mais ou menos seis em seis meses (tenho uma que à um ano que não dá nem uma flor), não tem que ver com a primavera (daí que algumas das minhas tenham agora flor). Temos de ter paciência e esperar pelo tempo que elas quiserem.
  3. Quando as flores caem eu só corto o talo (pau que tinha as flores - talvez caule??) se este secar. Caso contrário não corto, porque muitas vezes as flores rebentam por ele outra vez. Mas se ele secar, então temos de o cortar até onde está seco (ás vezes até o fim).
  4. Só dou água quando a terra deixa de fazer evaporação, ou seja, quando deixo de ver algum vapor nos vasos.
  5. Seis em seis meses dou adubo (umas bolinhas que se compram em lojas de plantas e que são próprias para as orquídeas)
  6. Já ouviram dizer que as orquídeas gostam de estar apertadas e por isso vêem em vasos super pequenos? A verdade é que elas também gostam de comer. E aqueles vasos não tem quase alimento nenhum, por isso, assim que as flores caem todas (o que acontece bem rapidamente) eu troco de vaso para uns com cerca de 15mm de diâmetro. Compram-se também nas lojas de plantas, mas são difíceis de encontrar por serem transparentes. Faço o processo normal de muda de uma planta, mas o substrato (terra) é própria para as orquídeas (são flores esquisitas). Coloco um pouco de substrato novo, tiro a planta do vaso velho, coloco no novo, coloco mais substrato, água e adubo.
  7. Em geral só compro orquídeas que tenham mais de um pé, ou então muitas flores em botão, normalmente as que estão em promoção nos supermercados, estão perto de perder as flores, por isso não tem grande interesse.
Bom, acho que é tudo, não me estou a recordar de mais nada, mas se tiverem alguma pergunta é só dizerem. São plantas lindíssimas. Mesmo quando não têm flor. Alias, vou confessar, olho mais para elas quando não têm flor. Ando sempre à procura de uma nova folha ou um novo talo/caule. É muito divertido quando cresce um novo e depois vemos quantas flores vai ter.

Beijocas e boa semana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais duas....

Heheh mais duas lindas orquídeas para a minha colecção, agora vou ter de parar um pouco porque estou a ficar sem espaço. Tenho de arranjar alternativas. À uns meses atrás o meu pai pintou uma parede e colocou-me duas prateleiras. É o meu orquidiário, lol, mas já está a ficar sem espaço. Ora vejam como está (mais uma vez peço desculpa pelas fotos)


Estas são as minhas duas últimas compras, são as duas nos mesmos tons, mas uma é as riscas




E a outra ás pintas (não tinha nenhuma assim)



Quanto a bordados, estou quase quase a terminar uma fraldinha, depois mostro. Queria agradecer a todas as meninas que tem visto o meu blog e tem comentado. Vou enviar o esquema para a menina que pediu. Não irei colocar esquemas aqui mas sempre que quiserem posso enviá-los. Beijocas a todas e boa semana.

sábado, 8 de outubro de 2011

Isto parece-vos Outono??

Pois é, eu que gosto tanto do frio estou a achar este outono bem, bem estranho. Não dá vontade de bordar com tanto calor, nem de ler, mas de comer castanhas já vai dando alguma....;) Por isso os meus bordados não tem evoluído muito, mas hoje vou mostrar um conjunto que bordei à pouco tempo e que a minha mãe finalizou ( sim é ela quem faz a minha parte de costura, assim como na cortina que mostrei no ultimo post, foi ela quem fez as bainhas e essas coisa, eu só bordei mesmo) é para oferecer a uma amiga que teve bebé à pouco tempo. Espero que ela goste.


Este esquema encontrei na net, e estava desejosa de ver como ficava, foi muito giro borda-lo e bem rápido. O babete foi recortado por um molde que tenho cá em casa que veio numa revista.



Aqui ficam em pormenor (desculpem a qualidade das fotografias, tenho de melhorar esta área)